A FUNDAÇÃO CULTURAL

FUNDAÇÃO CULTURAL DE ITUIUTABA

A Fundação Cultural de Ituiutaba-MG, fundada em 22 de agosto de 1985, é uma autarquia municipal sem fins lucrativos, com a finalidade de incentivar, difundir e promover a prática e o desenvolvimento das atividades culturais e artísticas. Tendo ainda o objetivo de proteger e preservar o patrimônio histórico e cultural do município, coordenar, fomentar e implementar a política pública cultural, de forma democrática e participativa, reconhecendo e respeitando as diversidades culturais, em suas diferentes dimensões.

A Fundação Cultural de Ituiutaba foi criada através da Lei Municipal de n° 2.298 de 22 de agosto de 1.985, com personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos. Regida por Estatuto de acordo com Decreto de n° 2603 de 09/09/85, tendo como objetivos:

– Formular a política cultural do Município;

– Resgatar a história cultural, artística e folclórica do nosso povo;

– Preservar, expandir e desenvolver o patrimônio cultural do Município;

– Promover a descentralização cultural, com vistas a expandir as criações artísticas, científicas e a pesquisa;

– Planejar promoções, cursos, oficinas, conferências e seminários;

– Estimular atividades teatrais, cinematográficas, exposições, eventos culturais como vernissagens, lançamentos de livros etc;

– Incentivar a literatura, o canto e a dança, observando o resgate histórico e a valorização de talentos;

– Apoiar eventos culturais promovidos pelos poderes públicos federal, estadual e particulares no Município;

– Promover intercâmbio com entidades culturais, facilitando a realização de exposições e outras atividades culturais;

– Emitir parecer sobre pedidos de subvenções encaminhados por entidades culturais e artísticas do município ao Executivo Municipal;

– Zelar pelo fiel cumprimento das instruções e resoluções do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual de Cultura;

– Celebrar convênios com entidades públicas e particulares, visando ao aprimoramento cultural da população;

– Promover o artesanato através de exposições juntos aos artesãos de nossa cidade e região;

– Estimular o intercâmbio cultural, divulgando o artesanato de nosso município;

– Coordenar o Espaço Cultural, Loja de Artesanato, MUSAI – Museu Antropológico de Ituiutaba e o Centro Municipal de Tecelagem.