A Fundação Cultural, confirmou hoje (03) a realização do carnaval deste ano em Ituiutaba, com apoio da Fundação Zumbi dos Palmares. Ao contrário dos anos anteriores, a festa deverá ter um formato diferente, com marchinhas, samba e desퟌ�le de blocos e fantasias. “A proposta é resgatar o carnaval tradicional. Por isso, a festa deverá começar por volta das 16h e ir até às 22h”, informou o diretor cultural, Jardeson Agostinho. O evento contará também com a premiação do melhor bloco e da melhor fantasia. O prêmio para os blocos vencedores será em dinheiro, no valor de R$ 2 mil para o primeiro colocado, R$ 1 mil para o segundo e R$ 500 para o terceiro colocado. Já, a melhor fantasia receberá o prêmio em dinheiro de R$ 500. Ao contrário dos anos anteriores, a festa deverá ter um formato diferente, com marchinhas, samba e desfile de blocos e fantasias.  O Carnaval Popular está agendado para os dias 25 e 26 de fevereiro (sábado e domingo), na praça 13 de maio. No sábado, haverá a concentração dos blocos e apresentação das fantasias. Já no domingo haverá o des៯�le dos blocos, e o resultado da fantasia vencedora. “Na terça-feira de carnaval, pretendemos reunir os jurados para apuração dos blocos no mesmo formato das escolas de samba, com pontuações para cada quesito, como bateria, letra da música, etc”, informa Jaderson. De acordo com ele, no dia 7 de fevereiro será aberto o processo licitatório para contratação de empresa que irá cuidar da organização da festa. Essa mesma empresa ៯�cará a cargo da contratação das bandas e atrações musicais. “A unica exigência é que essas bandas toquem músicas tradicionais do carnaval, como sambas enredos e marchinhas. Estamos também estudando a possibilidade de trazer a bateria de uma escola de samba de Uberlândia”, adianta. A expectativa, segundo o diretor cultural é que seja gasto com a festa entre R$ 30 e 40 mil. “É uma verba que virá não somente da Prefeitura mas, também da Câmara Municipal que irá viabilizar parte desse recurso”, conta. Para o diretor cultural, é nesse momento de crise ៯�nanceira que a promoção da cultura tem um papel fundamental, que é propiciar momentos prazerosos para a população. “No nosso cotidiano já temos o enfrentamento diário das discussões, das di៯�culdades ៯�nanceiras e sociais, e isso acarreta um stress para a população. O Carnaval Popular vem para aliviar um pouco essa tensão e distrair as pessoas”. Concurso de Blocos Quem tiver interesse em participar do concurso de blocos carnavalescos, deverá procurar a Fundação Cultural, na avenida 24, entre as avenidas 19 e 21, nº 1342. O representante legal, deverá ir até a Fundação Cultural com o nome de pelo menos 20 participantes. “Já convidamos o Bloco Desengonça; a Engrenada que é a bateria do curso de Engenharia de Produção da UFU e, estamos buscando o contato com outras baterias universitárias também. Além disso, estamos convidando os grupos de congada daqui da cidade”.

Fonte: Pontal em Foco.